Thursday, April 20, 2006

música e biologia

como tudo influencia tudo, como prediz a teoria do caos, então a Música (que por ser um conjunto de ondas mecânicas que é o som) sem dúvida é um fator a ser considerado para os organismos vivos. há melhorias no desenvolvimento do organismo, ou não?

a experimentação de tal idéia é virtualmente possível, mas humanamente inviável, pois há para cada organismo um conjunto de sons que desempenhariam um melhor desenvolvimento deste mesmo organismo, vide pessoas que têm cada um, um gosto musical diferente, causando sensações diferentes em cada pessoa. eu por exemplo gosto muito de rock (dentre outras coisas), mas há quem não goste, que se incomoda (cada qual com seus próprios motivos, simplesmente por que não compreende, ou por questões culturais o indivíduo pode ter se habituado a ouvir outros tipos de músicas, etc.).

fiquei sabendo que houve num canal japonês uma reportagem em que mostrava a diferença na produção de plantas com as músicas de Mozart (devido ao seu 250º aniversário, ou coisa assim), comparado com outros tipos de música, houve um melhor desenvolvimento plantas que foram submetidas às músicas de Mozart, sendo que as plantas ficavam mais robustas, verdes e até com frutos menos doentes e maiores.

sem dúvida é uma forma de estresse, porém até o que foi descrito acima sem dúvida é um estresse positivo, porém seguiria o gráfico da ecologia do stress (que está demonstrado toscamente abaixo)? não houve nenhum estudo científico por trás da reportagem, foram apenas observações constatadas, porém muito interessantes.

além disso, a exposições crônicas, haveria um melhoramento ou pioramento no desenvolvimento de um organismo (uma vez que há certas músicas e/ou bandas as quais à primeira audição não gostamos, mas com o tempo aprendemos a apreciá-las)? ou será que seguiria o gráfico que está demonstrado abaixo???

No comments: