Friday, August 04, 2006

"símbolos" ou "violência virtual"

os símbolos têm grande importância na espécie humana. somos provavelmente os únicos animais capazes de criar símbolos e ícones. criamos a linguagem, que possibilitou a passagem de conhecimento além do aprendizado por imitação (que é o método de se passar o conhecimento em outros animais). a linguagem permitiu o surgimento da escrita, que acumula informação de milhares de anos de conhecimento, uma coisa totalmente inimaginável antes.
a partir do simbolo podemos nos comunicar sem nos vermos espacial e temporalmente, como estamos fazendo agora. podemos imaginar uma infinidade de objetos, sentimentos, sensações, etc... podemos alterar o comportamento pelo símbolo.

criamos conflitos simbólicos, preços simbólicos, mortes simbólicas, felicidades simbólicas, encenações, jogos (videogames e brincadeiras diversas), dinheiro, deuses e demônios... tudo para nos sentirmos melhor, e mantermos a coesão social que criamos, e tornando-a viável.

mato uma pessoa imaginariamente, jogo-a no ostracionismo, na abstração ou mesmo no esquecimento e posso continuar a vida, sem ser acometido por alguma patologia social e/ou psicológica. você também mata várias pessoas. podemos impedir a violência, simplesmente porque somos capazes de simbolizar.

a necessidade da fala e conseqüentemente dos símbolos, é tão importante evolutivamente que vale até a pena perder a vida por ela, nosso sinstema de vocalização alterou de tal forma que impossibilita a respiração e deglutição ao mesmo tempo, causando algumas mortes todo ano pelo mundo.

-------------------------------------

acho que tá no livro do desassossego algo do tipo "palavras descrevem palavras e idéias descrevem idéias", ou seja, as palavras, para nós, só são necessárias para o acúmulo de informações, que facilitam o sucesso a partir da falha dos outros. pois a comunicação em outras espécies se dão por grunhidos que representam idéias, apesar de serem pouco complexas, mas ainda sim são essencialmente troca de idéias, como p. ex. "há um predador" ou "alerta para presença de invasor" e coisas do tipo que são reconhecidos pela ciência, e que são idéias. por isso um cachorro brasileiro pode facilmente comunicar com um cachorro gringo, se o encontro entre os dois for possível, mas nós temos que dominar toda uma linguagem para que seja possibilitada tal comunicação.

porém as idéias que regem no mundo humano são muito mais complexas, simplesmente em carater quantitativo, e não qualitativo, sendo que a compreensão de idéias num diálogo pode ser muito complicada, e é muito mais fácil compreendermos uns aos outros quando conhecemos os jeitos e atos da outra pessoa, devido à grande diversidade individual que apresentamos.

falando em diversidade, fiquei sabendo que na áfrica a diversidade genética é CINCO VEZES MAIOR do que no resto do mundo.

No comments: