Friday, April 06, 2007

a-moral

a moralidade é um dos princípios em que se baseia uma sociedade humana. já superamos a natureza em tantos aspectos, como fazemos os processos de desertificação mais rápidos, ou a extinção em massa, ou um líquido que mata mais sede que água, ou superar cada vez mais a capacidade suporte do planeta.
deste último surge a superpopulação, não que seja uma população grande qualitativamente, mas quantitativamente. somos numerosos demais para qualquer ecossistema já imaginado.

por sermos sociais precisamos de integração entre as partes para que a sociedade como um todo funcione bem, criamos leis, policiamento, punimos aqueles que tentam acabar com a ordem social. tal punição é muito tosca perto de outras sociedades que existem. geralmente os indivíduos de uma sociedade matam ou expulsam o indivíduo problemático. nós, com toda essa (ir)racionalidade fazemos algo mais, digamos, 'humano'. tentamos reabilitar o indivíduo.

e acima de tudo criamos a moral. as outras espécies não a têm pois não precisam, não têm populações tão grande a tal ponto. e por isso somos 'superiores'? a moralidade se baseia no senso comum de benefícios-prejuízos que supõe-se que as pessoas tenham. mas ao fazer isso descartamos a diversidade. a diversidade existe em tudo, inclusive no bom senso.

muitas pessoas se esforçam para seguir as regras sociais, que no fundo servem de fato para que a sociedade funcione, com toda sua hipocrisia. é a civilidade, o respeito ao outro, inclusive no mau gosto deste.

e por causa da moral existe o suicídio.

No comments: