Tuesday, September 25, 2007

humano, demasiado humano.

antes de mais nada, a ciência é uma ferramenta. e a ciência existe pela ciência e para a ciência. a ciência é uma forma de contestar a ciência. e a ciência é muito dinâmica. ou pelo menos deveria ser assim.
acredito que a ciência prove, pela própria ciência, coisas que não necessariamente terão alguma utilidade, digamos... social. muitas das coisas são por mero status, afinal conhecimento é poder. e no cenário mundial, o pouco que se sabe a mais v. já fica a frente de muitos.
a ciência não prova tudo... ou melhor, prova de tudo... inclusive o que não é. cabe a cada pessoa ser crítica o suficiente para distinguir o que cabe a ela. é como um jornal que v. lê todo dia... muitas vezes tem balela no meio de fatos, mas cabe a v., mero absorvedor de informações, distinguir o que é válido ou não, afinal é tudo opinião...

a ciência se prova pela ciência...
apesar de muitas vezes termos determinados conhecimentos, que são aceitos globalmente, não passam de informação informal, até que seja comprovada cientificamente.
por ex. apenas no mês passado foi apresentado algumas evidências formais de que o aquecimento global é em grande parte à ação humana. os dados foram apresentados no ipcc (intergovernmental panel on climate change), o painel intergovernamental de mudança climática.

o licopeno que há muito tempo se acreditava que atenuava canceres de próstata foi provada não ter efeito algum contra a carcinogênese... mas por outro lado o caroteno foi fortemente associado a uma forma agressiva de cancer de próstata... vivendo e aprendendo tudo errado.

outra coisa que foi provado recentemente é a linguagem corporal. o corpo fala. e isso muitas pessoas já sabem há muito tempo. mas quando se encontra os mecanismos por trás disto, fica mais interessante. como o corpo se expressa e como interpretamos.
foi provado que micromovimentos do olho nos permitem a visão, além de permitir ilusões de óptica (que se relaciona com olho e não ótica, que se refere ao ouvido), expressando coisas que são manifestações do inconsciente... que firmeza.

além disso tudo saiu recentemente um trabalho em que um gato pressentiu a morte de um homem... sei lá até onde vai essa brincadeira de ciência...

e se a ciência se prova pela ciência...
alguém já provou que a espécie humana pensa? não por meios indiretos, como a capacidade de responder problemas dificílimos - até pq eu naõ sou capaz disto -, ou da auto-consciência... mas de se provar por a + b que o homem pensa (afinal o conhecimento popular não serve como prova final em uma contestação científica). e se não sabemos que o homem pensa, como podemos afirmar que outros animais não pensam? a metacognição tá aí pra tentar nos dar uma idéia.

a ciência é imperfeita, assim como a religião... pois é feita por homens.
e homens são uns macacos pelados prepotentes que acham que sabem alguma coisa: acham que pensam.


pense, e exista.
o repolho não pensa, logo inexiste.

No comments: