Monday, July 17, 2006

comportamentos humanos geneticamente programados

em todas as espécies existentes há comportamentos determinados geneticamente, sejam simples ou complexos, do inseto à ave, do paramécio ao cachorro, passando obviamente pelos humanos...

o tópico tem por fim descrever os comportamentos humanos geneticamente determinados conhecidos... (provavelmente a maioria estará presente nos comentários)

pra começar estava lendo The Foundations of Ethology (LORENZ, 1981) e o cara vai citando algumas coisas dentre elas a moonografia de ninguém menos que Charles Darwin: The expression of emotion in man and animals de 1872, no qual o 'pai' da evolução aponta a homologia entre alguns padrões motores humanos e animais...
mas isso era apenas em teoria... eis que em 1973 Irenäus Eibl-Eibesfeldt conseguiu a prova de que isto realmente ocorre.
"por razões óbvias, os experimentos envolvendo isolamento social, que são geralmente usados para provar que um padrão motor ocorre independentemente do aprendizado, não podem ser usados em humanos. assim, Eibl dedicou-se a estudar os desafortunados nos quais uma doença já jhavia iniciado este tipo de experimendo de uma maneira tanto cruel quanto eficiente: ele estudou crianças nascidas surdas e cegas. ele pôde demonstrar, por meio da análise de filmes, que essas crianças possuíam um repertório praticamente inalterado de expressões faciais, ainda que vivendo em premanente e absoluto silêncio e escuridão, não as tivessem nunca visto ou ouvido sendo expressas por qualquer outro humano.
numa segunda rota de abordagem, Eibl-Eibesfeldt (1967-1968) usou um método transcultural para estudar a expressão das emoções em humanos. ele observou e filmou representantes de tantas culturas quanto pôde, em situações padronizadas como saudações ou despedidas, disputas, sentindo tristeza ou prazer, cortjando e assim por diante. os padrões essenciais para expressar emoções provaram ser idênticos em todas as culturas que lhe foi possível estudas, mesmo quando os padrões eram submetidos à análise minusciosa usando filmes em câmera lenta. o que variava era somente o controle exercido pela tradição: afetava uma diferenciação puramente quantitativa da expressão.
O mais importante resultado da extensa e paciente pesquisa de Eibl-Eibesfeldt pode ser descrito em uma única frase. os padrões motores expressados de maneira intacta por crianças cegas e surdas são idênticos àqueles que, por meio de invetigação transcultural, mostratam-se inacessíveis à mudança cultural."

somos como qualquer outra espécie: há coisas que nos caracteriza como espécie, o resto é meramente região hipervariável do cromossomo.

No comments: